A certificação digital funciona como a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Confira a importância e a necessidade de obtê-lo.
Você conhece o certificado digital? Não estamos falando do documento gerado ao concluir um curso online, mas sim da identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa.
Seu funcionamento não difere muito de uma carteira de identidade virtual, mas com a possibilidade de assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico de uma assinatura física, com a vantagem de excluir a necessidade de reconhecer firma em cartório.
Como o certificado digital comprova a identidade?
São utilizados um par de chaves criptográficas, nunca repetidas, que são invioláveis e comprovam com exatidão a identidade de alguém. Suas especificações são:
Chave privada – Sua utilidade é de criptografar dados sobre a pessoa ou empresa, seja para acessar um sistema ou para assinar um documento eletrônico. Apenas pessoas autorizadas conhecem essa chave e podem utilizar o certificado digital que a gerou.
Chave pública – Essa é compartilhada com quem necessita decodificar a criptografia das informações para reconhecer e atestar a identidade. Sua serventia é unicamente para decodificar o que foi criptografado usando a primeira chave. Ambas são criadas juntas.
Na prática, o certificado digital vincula à assinatura digital um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou empresa que atestam sua legitimidade.
Utilidade e vantagens de se utilizar
Como já vimos até aqui, o certificado digital serve para assinar documentos digitalmente e acessar sistemas eletrônicos restritos, como Receita Federal e INSS. Além disso, comprova a identidade da pessoa ou empresa nos sistemas virtuais integrados.
Muitas vantagens destacam-se entre suas utilizações:
1. Assinar documentos digitais
Economia de capital – Mitiga a necessidade de papel, tinta e impressão.
Conveniência – Dispensa reconhecimento em cartório e permite ser feito de qualquer lugar e hora.
2. Acessar sistemas de dados restritos
Segurança – Chaves de identificação invioláveis.
Agilidade – Sem a necessidade de processos burocráticos demorados.
Comodidade – Dispensa necessidade de presença física.
3. Trabalhar com sistemas virtuais
Economia de capital – Sem a necessidade dos meios para documentos físicos.
Agilidade – Desburocratização dos processos.
Segurança – Chaves de identificação invioláveis.
Conveniência – Dispensa necessidade de presença física e reconhecimento em cartório.
Quem precisa da certificação digital ?
Basicamente todas as empresas precisam contar com a certificação digital para se relacionar com os órgãos públicos. Mesmo internamente no próprio serviço público, algumas atividades só podem ser realizadas com o uso de certificados digitais.
Como fazer sua certificação digital ?
A melhor opção é contar com uma empresa organizada especializada no assunto. Aqui na A2 Soluções inteligentes, levamos o que fazemos no nome! Você e sua empresa contam com certificados A1, A3 e nuvem para pessoas físicas e jurídicas.
Nossa equipe experiente e especializada realiza também emissões presenciais ou videoconferência, além do delivery de emissões no Rio de Janeiro e São Paulo.
Entre em contato e veja o que podemos fazer por você e sua empresa!