Tivemos o prazer de participar de uma entrevista para a Jovem Pan com a contribuição de nosso Diretor Financeiro e de Inovação Guilherme França, que abordou a temática sobre ‘Entraves no ambiente de negócios e custos adicionais para empresas brasileiras’.
Abaixo, destacamos alguns pontos importantes compartilhados nesta entrevista. Para maiores informações, confira a matéria completa aqui.
O “Custo Brasil” impacta negativamente nos negócios em geral, isso porque encarecem os preços dos produtos nacionais e custos de logística, comprometem investimentos e contribuem para uma excessiva carga tributária. No contexto jurídico, o excesso de burocracia é um dos fatores que engloba o chamado “Custo Brasil”, ligado a um conjunto de dificuldades estruturais que impactam negativamente o ambiente de negócios. Sua redução é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento econômico do país, uma vez que este auxilia na retomada da atividade econômica, bem como na geração de emprego e renda.
Uma solução para todos os fatores que contribuem para o respectivo “Custo Brasil” é a tecnologia, que gera produtividade e torna o processo de trabalho das empresas mais eficiente e rápido, tornando processos burocráticos mais fáceis de resolver e muitas vezes eliminando boa parte deles. O mundo digital veio para ficar e deve ser usado a favor de todas as empresas que desejam permanecer firmes no mercado, não só como forma de inovação, mas de sobrevivência. O mercado em seu contexto geral está cada vez mais competitivo e acirrado, sendo que buscar inovação e tecnologia em seus processos empresariais é essencial para colher longevidade nos negócios.